A Nacionalidade dos objetos
Largo das Artes, 2015
Curadoria Fernanda Lopez
Residência Largo das Artes
Programa Claraboia
A série de instalações apresentadas na exposição "A nacionalidade dos obejtos' revelam o continuo desejo de buscar a pintura em outros meios. O trabalho, ‘Pintura tridimensional’ é a reorganização do plano pictórico, o papel, inicialmente retangular, é desenhado frente e verso, recortado, dobrado e torcido para ganhar tridimensionalidade. O ‘Objeto pictórico I / Balões’ e o ‘Objeto pictórico II / Clarabóia’ retratam a cultura popular através do papel seda. O primeiro nas formas dos balões em si, formando um corpo pictórico que ocupa o espaço e o segundo explorando a transparência do papel seda que ao ser ativada pela luz da clarabóia revela as camadas de sobreposições de cores como numa aquarela.
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AÌ primeira vista pode naÌo parecer, mas o que Tamirys Araujo apresenta eÌ uma exposiçaÌo de pintura. Os trabalhos que vemos daÌo continuidade aÌ investigaçaÌo do espaço pictoÌrico que a artista carioca, selecionada para a segunda ediçaÌo do Programa Claraboia, vem realizando desde 2011. O maior deles encontra-se instalado na parede de cerca de 13 metros de comprimento do espaço expositivo. Como ponto de partida, Tamirys se apropria de suas pinturas e seus desenhos de observaçaÌo antigos. As formas figurativas que antes estavam ali representando parte do mundo vaÌo sumindo aÌ medida em que ela recorta a superfiÌcie e aplica novas camadas de tinta naÌo soÌ no que seria a frente do papel, mas tambeÌm no verso. As imagens reconheciÌveis agora saÌo cores-coisas: suas cores, que antes estavam atreladas aÌs formas que a artista tentava representar (pessoas, coisas, paisagens), se apresentam agora como formas autoÌnomas, que passam do plano bidimensional para o tridimensional, ao serem cortadas, dobradas, torcidas.
A praÌtica da pintura tambeÌm eÌ o mote dos outros dois trabalhos. Feitos a partir de folhas de papel de seda, lidam com princiÌpios histoÌricos do meio, como a construçaÌo em camadas, a loÌgica de composiçaÌo e sobreposiçoÌes, aleÌm do interesse pela luz e pela transpareÌncia. Em um deles, as folhas ganham corpo em forma de baloÌes de SaÌo JoaÌo (reafirmando o interesse da artista por histoÌrias e costumes populares), que se apresentam em forma de uma grande nuvem, suspensa no espaço. Em outro, Tamirys cria novas formas e cores a partir da sobreposiçaÌo das folhas, que jaÌ trazem originalmente diferentes padronagens concebidas a partir da repetiçaÌo de formas geomeÌtricas e que ganham variadas configuraçoÌes a partir da alteraçaÌo de suas cores. O resultado eÌ um grande plano, que, como nos outros trabalhos, saÌo corpos como os nossos no espaço. Nas pesquisas de Tamirys ArauÌjo, a parede naÌo eÌ mais o uÌnico lugar da pintura.
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*Este texto foi escrito por ocasiaÌo da exposiçaÌo ‘A Nacionalidade dos Objetos'.